Paraty

Indicação de Procedência para o Produto Cachaça


IG PARATY,
SAIBA O QUE É

IG significa Indicação Geográfica. Prevista na Lei da Propriedade Industrial, de 1996, é um fator mercadológico bastante importante, porque distingue a procedência de um produto típico ou serviço, numa determinada região. Na prática do mercado, a IG resulta na fidelização do consumidor, que passa a reconhecer, graças ao selo da Indicação Geográfica, um produto de qualidade e com características peculiares a um determinado lugar. A Indicação Geográfica também favorece a melhoria da comercialização e facilita o acesso aos mercados através da propriedade coletiva.

O produto com Indicação Geográfica, IG, ganha maior competitividade nos mercados interno e externo, uma vez que o certificado projeta imagem associada às virtudes e à tipificação do produto, promovendo garantia da qualidade, da reputação e da identidade.
Ao valorizar os produtos certificados com Indicação Geográfica de Procedência, o consumidor contribui para reforçar a produção local e ajuda a fomentar os traços culturais da região.

CACHAÇA DE PARATY

No dia 8 de maio de 2007, a charmosa cidade turística de Paraty conquistou mais um diferencial: por meio da APACAP, sete de seus alambiques receberam o certificado de Indicação Geográfica, concedido pelo INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na modalidade Indicação de Procedência.
Tal certificação – a 4ª Indicação Geográfica reconhecida no país e a 1ª no setor de cachaça – foi de suma importância para a agroindústria da cachaça no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.



OS ALAMBIQUES COM IG

Totalmente dentro das regulamentações, as primeiras marcas a receber a certificação da Indicação Geográfica de Procedência “Paraty” para o produto Cachaça foram as dos produtores Coqueiro, Corisco, Engenho D’Ouro, Maré Cheia, Paratiana, Maria Izabel e Pedra Branca.

Em dezembro de 2007, esses produtores receberam os selos da 1ª safra. O lote analisado colocou no mercado as primeiras 30 mil garrafas com o selo da IG Safra 2007, ano em que também teve início o projeto de melhoria e aumento de produtividade no plantio de cana-de-açúcar no município.

Com esse diferencial de mercado, a Cachaça de Paraty também ganha proteção contra clandestinidade e fraudes, e incentiva novos investimentos – fatores que contribuem para elevar o padrão tecnológico dos engenhos e multiplicar empregos, com o consequente favorecimento do turismo.

O Certificado de Indicação Geográfica de Procedência “Paraty” para o produto cachaça é de propriedade da APACAP, fruto de um longo trabalho que envolveu esta associação, o MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o SEBRAE/RJ, a UFRRJ, a EMATER, a Embrapa, o INT, Instituto Nacional de Tecnologia, a Fundação Bio-Rio e o INPI, com apoio da Prefeitura de Paraty.

A IG de Paraty é controlada pelo Conselho Regulador da APACAP, composto atualmente por seis membros: um técnico na área de produção de cachaça / um técnico na área de produção agrícola / um responsável técnico da APACAP e três produtores associados.
São realizadas visitas técnicas mensais de acompanhamento da safra, com vistoria dos alambiques, coletas de amostras para análise para posterior avaliação e autorização do uso do selo pelos produtores.



RESSURGIMENTO DO SETOR

Mais do que uma conquista, a certificação representa o fortalecimento da atividade. Com a reestruturação da agroindústria da cachaça em Paraty, visitar os alambiques (Roteiro da Cachaça) passou a fazer parte das inúmeras opções de lazer e entretenimento à disposição do turista brasileiro e estrangeiro, em visita à cidade, durante o ano inteiro. O fomento ao turismo rural, ecológico e cultural é hoje uma realidade na região, graças ao valor agregado à Indicação de Procedência da Cachaça de Paraty.

IG - CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS

• Propaganda e mídia espontâneas em revistas e jornais de circulação nacional, televisão e internet.
• Maior visibilidade do produto na participação em feiras.
• Convites para participações em cursos, simpósios, seminários e encontros sobre Indicação Geográfica e cachaça.
• Procura pela cachaça com selo da IG por consumidores e turistas.
• Projeto de Fortalecimento da Indicação Geográfica de Paraty junto ao SEBRAE-RJ incluindo: Plano de Marketing, Roteiro Turístico e Plano de Negócios, entre outras ações.
• Em 2011, com apoio do MAPA, a APACAP aprovação no CREA-RJ da contratação de um responsável técnico pela associação, para atender os alambiques associados.
• Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação, MBPF, com capacitação dos produtores e colaboradores.
• Em nova parceria com o SEBRAE, desenvolvimento e implantação de planilhas de controle geral de produção, visando os requisitos do RAC de conformidade da cachaça.
• Em 2013 são realizadas pelo INT as auditorias dos alambiques de Paraty e quatro deles são certificados pelo Inmetro.
• As cachaças de Paraty vêm sendo premiadas anualmente em concursos e rankings nacionais e internacionais.